A interatividade do telespectador com o “Debate de Aparecida”, que terá a jornalista Joyce Ribeiro como mediadora, ganhou um forte reforço: as redes sociais. O encontro, promovido pela CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vai ao ar no dia 20 de setembro, às 21h30, com transmissão por emissoras católicas de TV, Rádio e Internet.

O Portal A12.com fechou parceria com o Twitter para monitoramento – em tempo real – da hashtag oficial do debate: #DebateAparecida. Na parceria, a hashtag ficará fixa na tela da TV Aparecida durante todo o Debate, com o contador do número de menções. O público ainda poderá interagir durante a transmissão, via Periscope, com o perfil @tvaparecida.

O debate com presidenciáveis, que vai acontecer no Santuário Nacional, na arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), será transmitido pelas emissoras católicas de TV e Rádio, além de portais de internet, que englobam: TV Aparecida, Rádio Aparecida, Rádio POP FM, Portal A12.com, Youtube.com/tvaparecida e o aplicativo da Rede Aparecida. Em recente reunião dos organizadores do encontro da CNBB com representantes dos partidos foram confirmadas as presenças de todos os candidatos no Debate de Aparecida.

É a segunda vez que a emissora católica, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. A primeira ocorreu no pleito eleitoral de 2014, quando os políticos tiveram a possibilidade de apresentarem suas ideias aos eleitores.

O debate eleitoral será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro e tem previsão de duração de 2 horas. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.

Carlos Santos é jornalista correspondente de Minas Gerais. Já atuou como produtor da Premium FM 107.7 em Juiz de Fora. Teve uma passagem rápida pela produção da TVE, afiliada da TV Cultura. Foi repórter do Diário Regional. Repórter na Rádio Globo JF. Gosta muito dos bastidores da televisão. Instagram e Twitter: @carlossantosjor