Estreia hoje (26),  na Globo a série Carcereiros e para dar emoção na trama, o diretor-geral da série,José Eduardo Belmonte, conta com participações especiais de grandes nomes da dramaturgia e do cinema brasileiro, além de atores novatos que o publico poderá conhecer ao logo dos 12 capítulos.  A cada episódio a serie terá novos personagens e novas histórias, que são representadas por nomes como Matheus Nachtergaele, Chico Diaz, Gabriel Leone, Letícia Sabatella, Samantha Schmutz, Projota, Maria Clara Spinelli, Caio Blat e Carol Castro, entre outros.

A serie é baseada no livro estação Carandiru do Médico Drauzio Varella, obra de 20 anos atrás, que relatava a experiencia vivida por ele em um dos maiores presídios de São Paulo, fechado em 2002. Em complemento e trama também teve origem a partir de um outro livro do médico – Carcereiro.

Em contexto geral a obra televisiva mostra a historia de uma profissão pouco observada no Brasil, tendo seus aspectos positivos e negativos. A estreia acontece às 22h30 da noite, após a novela O outro Lado do paraíso. para aqueles que são assinantes da Plataforma Globo Play, já está disponível o primeiro episodio em que o carcereiro Adriano se vê obrigado a entrar num bloco com presos rebelados para libertar o filho de um líder de facção que corre risco de vida.