Nesta terça-feira (26), às 20h45, estreia Lia, a nova série especial da Record TV. A trama bíblica está cheia de conflitos, ciúme, inveja e lições de sabedoria e fé. Veja por que não dá para perder.

Amadurecimento

Lia vive em meio a homens violentos, sem nenhum carinho por parte da família. Com a mãe, aprende sobre fé, mas a perde aos oito anos de idade, no parto que traz Raquel ao mundo. Assim, ela assume o papel de cuidar da irmã e desenvolve talento para as coisas da casa, tornando-se uma ótima cozinheira.

Por causa do forçado e precoce amadurecimento, Lia se torna uma mulher tímida e insegura. A irmã, ao contrário, é bela e cheia de si. Enquanto a mais velha tenta ensinar com amor, a mais nova devolve em sabotagens.

Ambição

Labão, pai das irmãs, é um homem truculento. Junto com Laila, pouco se importou que Lia ficasse com a árdua tarefa de criar Raquel, perdendo, assim, a sua infância. Visando sempre ser mais rico e poderoso, ele as usa como moedas de troca.

Mais tarde, disputa com Jacó, seu sobrinho, para ver quem é mais inteligente. Vendo o interesse do moço por Raquel e a paixão de Lia, arma para que despose com as duas irmãs. De acordo com os planos de Labão, ele cumpre a condição de trabalhar por mais 7 anos, imposta para ficar com seu amor verdadeiro.

Desprezo

Forçada a enganar o homem que ama, Lia vive o desprezo de Jacó, que a acusa de ser traidora. Mesmo dando a ele seis filhos, a moça não conquista seu coração. Jacó só tem olhos para Raquel que, sem conseguir dar ao marido um herdeiro, passa a sabotar a irmã. Esse clima cria uma disputa nada saudável entre as mulheres.

Amor próprio

Diante das dificuldades, Lia se fortalece na fé em Deus. Para cada vez que dá à luz um filho, um passo em direção ao amor próprio: a aflição de ser feliz, o amparo do Senhor quando é desprezada pela família, a esperança da união com Jacó, a presença de Deus no seu coração magoado, o pedido por respeito e, finalmente, o florescimento do amor no coração de Jacó.

Não perca a estreia de Lia, nesta terça-feira (26), a partir das 20h45, na tela da Record TV.

Guilherme Beraldo
Jornalista, crítico de TV e ator. Já participei dos seguintes programas: A Tarde é Sua e Manhã Maior na RedeTV, na Gazeta do "Mulheres", Versátil e Atual e Conexão com Zé Américo na CNT. Apaixonado por programas de auditório e musicais.