Publicidade

Celebridades

Laura Cardoso completa 90 anos, relembre sua trajetória no teatro, cinema e TV

em

Filha de imigrantes portugueses, Laurinda de Jesus Cardoso nasceu em 13 de setembro de 1927, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Desde criança, já gostava de atuar, mesmo antes de saber o que era atuação. Aos seis anos de idade, ela e uma amiga vestiam as roupas de suas mães, colocavam brincos e chapéus e fingiam que iam tomar o bonde. Quando o bonde passava, elas subiam e desciam correndo.

Aos 15 anos, escondida dos pais, saiu do colégio e foi fazer um teste para rádio atriz na Rádio Cosmos. Julio Atlas gostou da menina, mas não de seu nome, e a rebatizou de Laura Cardoso. Quando soube, a mãe foi contra, mas o pai acabou apoiando.

Passou pelas Rádios América, Bandeirantes, Piratininga e Tupi. Em 1949, conheceu no rádio o ator, diretor, roteirista e produtor Fernando Baleroni, com quem se casou. Em 1951, Laura chegou a abandonar a carreira, para dedicar-se exclusivamente ao lar, mas logo recebeu um convite para atuar na televisão e acabou aceitando por achar que as condições de trabalho eram melhores que no rádio.

Em 1952, estreou na TV Tupi, atuando no programa O Tribunal do Coração, escrito e produzido por Vida Alves, que se tornaria sua amiga por toda a vida.

Na Tupi, Laura Cardoso atuou em diversos teleteatros, fazendo desde dramas até comédias.

Também atuou em inúmeras novelas por quase 20 anos, mas tem um carinho especial pela novela Um Lugar Ao Sol (1959), versão do filme homônimo estrelado por Elizabeth Taylor e Montgmery Clift. Laura fazia o papel que fora de Shelley Winters no cinema, e durante a cena do afogamento em um rio pegou um resfriado que a deixou de cama por uma semana.

Da Tupi, passou pelas emissoras Excelsior, na Record e Cultura. Em 1981, estreou na Rede Globo, onde permanece até hoje, atuando na novela Brilhante (1981), de Gilberto Braga. Entre seus papéis mais marcantes na emissora estão a Isaura Araújo, de Mulheres de Areia(1993), a Guimoar, de A Viagem (1994), e a Maria Doroteia Leal, na série Gabriela (2012). Laura estava no elenco de Sol Nascente (2016) e está confirmada em O Outro Lado do Paraíso (2017), a próxima novela das 21 horas.

Na trama escrita por Walcyr Carrasco, Laura será Caetana, dona de um bordel e falou sobre a expectativa para voltar aos trabalhos. “Tenho estudado o texto, pesquisado de onde veio Caetana. Vai ser só uma participação especial, mas, antes de toda estreia, sempre dá aquele friozinho na barriga. Fico insegura até hoje. Estou na maior expectativa porque vai ser um grande encontro: eu, Fernanda (Montenegro, a Mercedes) e Lima (Duarte, o Josafá). Somos muito amigos, há muitos anos, e nunca trabalhamos os três juntos”, contou em entrevista ao jornal Extra.

 Apesar da longa trajetória e de ter feito diversos papéis, Laura revelou se ainda tem algum que ela deseja fazer: “Ah, deve faltar (risos). Eu faria um papel homossexual com a maior boa vontade e profissionalismo. Fernanda (Montenegro) e Nathalia (Timberg) não foram bem aceitas em “Babilônia” (na novela, as duas atrizes viviam um casal lésbico). Eu não via o porquê disso, elas só estavam interpretando o que acontece na vida real. Não tenho preconceito, comigo não tem essa besteira. Acho que cada um vive a sua vida do jeito que quer e gosta. Qual o problema em dar um beijo numa colega em cena?”, contou.

Atuou em mais de 30 filmes, a maioria deles rodados a partir do ano 2000. Entre seus filmes, destacamos Quatro Brasileiros em Paris(1965), Corisco, o Diabo Loiro (1969), Tiradentes, O Mártir da Independência (1977), Ariella (1980), Um Casal a Três (1982), Terra Estrangeira (1995), Através da Janela (2000), Copacabana (2001) e De Onde eu Te Vejo (2016).

Me siga no Twitter: @beraldotv  Me siga no Instagram: @beraldotv  Curta uma página do Portal do Beraldo no Facebook, clique aqui

Guilherme Beraldo

Guilherme Beraldo

Jornalista, crítico de TV e ator. Já participei dos seguintes programas: A Tarde é Sua e Manhã Maior na RedeTV, na Gazeta do "Mulheres", Versátil e Atual e Conexão com Zé Américo na CNT. Apaixonado por programas de auditório e musicais.

Recommended for you

Comentrios

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *