No ano em que a Revolução Russa completa 100 anos, a TV Brasil apresenta uma faixa especial com onze clássicos do cinema da antiga União Soviética.

A partir deste domingo dia 15 e até o dia 25 de outubro, diariamente, sempre às 23h, a emissora pública federal exibe uma seleção de grandes filmes na mostra Outubro Soviético. A sessão reúne obras raras da sétima arte e produções premiadas.

Na estreia, a atração é o épico “O Encouraçado Potemkin” (1925), um marco na montagem cinematográfica, que teve direção do cineasta Serguei Eisenstein.

O lendário drama apresenta uma das mais famosas cenas da sétima arte que acompanha a queda de um carrinho de bebê nas escadarias de Odessa. A sequência é lembrada em diversas filmes na história do cinema como em “Os Intocáveis” (1987), de Brian de Palma.

A seleção de produções marcantes do cinema soviético inclui, nessa sequências, as obras “O Conto do Czar Saltan” (1967), filme de fantasia dirigido por Aleksandr Ptushko; “Vassa” (1983) e “A Mãe” (1989), dramas de Gleb Panfilov, “Boris Godunov” (1986), produção dirigida por Sergei Bondarchuk; “Um Acidente de Caça” (1978), longa de Emil Loteanu; e o filme de guerra “Arsenal” (1929), de Aleksandr Dovzhenko.

A faixa Outubro Soviético também inclui tramas emocionantes como “O Velho e o Novo” (1929), drama mudo de Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov; e as comédias “As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques” (1924) e “Cossacos do Kuban” (1949). A mostra especial da TV Brasil encerra com “Lênin em Outubro” (1937), drama de Mikhail Romm e Dmitri Vasilyev.

Me siga no Twitter: @beraldotv  Me siga no Instagram: @beraldotv  Curta uma página do Portal do Beraldo no Facebook, clique aqui

Guilherme Beraldo
Jornalista, crítico de TV e ator. Já participei dos seguintes programas: A Tarde é Sua e Manhã Maior na RedeTV, na Gazeta do "Mulheres", Versátil e Atual e Conexão com Zé Américo na CNT. Apaixonado por programas de auditório e musicais.