Com o início da Copa do Mundo nesta quinta-feira (14), a TV Aparecida além de exibir links diários em seus programas dos bastidores do mundial direto da Rússia, vai exibir uma atração especial sobre o futebol, esporte que é a paixão nacional dos brasileiros.

O “Arquivo A – Brasil das Copas”, vai contar as histórias, bastidores e como foram as campanhas dos cinco títulos da Seleção. Importantes jogadores de Seleções Brasileiras do passado foram entrevistados pelo jornalista Renato Dias. Todos campeões: Pepe, nas Copas de 1958 e 1962; Zé Maria, de 1970; e Cafu, em 1994 e 2002.

Os bate papos com os ex-jogadores aconteceram em diferentes lugares. Cafu recebeu a equipe da emissora em sua casa, na Grande São Paulo, em especial na sala onde guarda troféus, camisas e muitos outros objetos de sua trajetória no futebol. Já Pepe foi entrevistado em Santos, no litoral paulista. E Zé Maria fez questão de gravar no Parque São Jorge, do Corinthians.

A equipe de reportagem do programa ainda conversou com personagens que representam a torcida brasileira, que contaram um pouco sobre o contexto da época de cada título, como, por exemplo, a emoção do rádio, em 1958; a ditadura dos anos 1970 e a morte de Ayrton Senna, em 1994, ano de Copa. Uma curiosidade desses personagens é a história de um rapaz que dormiu demais em 2002 e simplesmente perdeu a final da Copa.

O “Arquivo A – Brasil das Copas”, vai ao ar nesta quinta-feira, às 21h30, na TV Aparecida.

Carlos Santos é jornalista correspondente de Minas Gerais. Já atuou como produtor da Premium FM 107.7 em Juiz de Fora. Teve uma passagem rápida pela produção da TVE, afiliada da TV Cultura. Foi repórter do Diário Regional. Repórter na Rádio Globo JF. Gosta muito dos bastidores da televisão. Instagram e Twitter: @carlossantosjor